As evoluções tecnológicas trouxeram diversos avanços e vantagens para as empresas de variados portes, entretanto, essa transformação digital também trouxe consigo ameaças cibernéticas mais fortes e resistentes, tornando a resiliência digital um fator crucial dentro das organizações, já que a mesma garante estratégia de segurança e vantagem sobre os concorrentes.
Mas como garantir a resiliência digital em um cenário cada dia mais complexo? A resposta pode estar na XDR (Extended Detection and Response), que é atualmente a maneira mais moderna e eficiente de segurança digital.
Vamos entender então o que é esse modelo de segurança, como ele funciona e por que é tão importante para o funcionamento das empresas atualmente.
O que é o modelo de segurança XDR?
Antes de aprofundarmos o que é o modelo XDR, é necessário compreendermos primeiro e de forma simplificada o seu significado. Extended Detection and Response, em português, Detecção e Resposta Estendida, ou seja, detectar e responder de maneira rápida as futuras ameaças.
XDR é uma plataforma desenvolvida a partir da evolução dos sistemas e ferramentas tradicionais de proteção de dados, porém diferente das outras, em vez dela buscar por soluções isoladas, como o antivírus ou o firewall, seu método funciona de maneira integrada com outras fontes e redes, como endpoints, nuvem e e-mail, ou seja, ela analisa os dados de todos esses sistemas de forma unificada.
Por conta da junção das diferentes camadas de proteção em uma única plataforma, a detecção e resposta contra os ataques acaba sendo aprimorada, se tornando mais forte e rápida.
Entenda o funcionamento da XDR:
O modelo de segurança XDR, cria formas de defesa personalizadas, por meio da unificação dos sistemas, o que deixa a proteção mais eficiente e aprimorada, resultando em respostas e ações mais rápidas caso ocorra algum sinal de perigo.
A partir dessa unificação de sistemas e redes fica mais fácil de observar os riscos e de proteger esses locais, já que a segurança passa a ser realizada de forma conjunta, além disso, por estar tudo reunido as respostas a ataques são realizadas em tempo reduzido, o que diminui as chances de intercorrências.
De maneira resumida esse estilo de proteção pode ser explicado em 3 etapas:
- Coleta de dados: Envolve reunir de maneira anônima, a maior quantidade de dados, endpoints, e-mail e projetos na nuvem, possíveis.
- Detecção: A segunda etapa tem foco em analisar todos os dados coletados, para conseguir detectar automaticamente possíveis ameaças.
- Resposta: Organiza os dados das possíveis ameaças por gravidade, para que a equipe de segurança consiga averiguar as informações por grau de prioridade e em tempo hábil, para terem condições de combatê-las caso necessário.
Porque a XDR virou um pilar de resiliência digital e o que ela realiza?
A resiliência digital previne, resiste e se recupera rapidamente dos ataques, o que vai além de ser apenas um tipo segurança digital, pois ela assegura que seus projetos não parem por imprevisto e que seus dados confidenciais não sejam vasados, garantindo uma vantagem entre as concorrências.
Para que essa resiliência ocorra frequentemente e de maneira eficaz, ela precisa da ajuda da XDR, que realiza funções como:
- Detecção de ameaças com mais precisão;
- Investigação de atividades suspeitas;
- Resposta a ataques de forma automática.
Diferenciais da XDR:
Como comentado anteriormente, os outros modelos de segurança focam principalmente em endpoints, mas a XDR não, nesse contexto, ela se destaca por oferecer:
- Detecção inteligente e precoce: Com a unificação dos dados das diferentes redes e sistemas é possível identificar qualquer anomalia de forma mais rápida;
- Resposta automatizada e em tempo real: Ao detectar um risco, a plataforma consegue agir em tempo real para bloquear a ameaça sem precisar da ação e aprovação humana;
- Visibilidade centralizada: A empresa obtém uma visão mais abrangente e unificada de seu sistema digital, o que acaba facilitando a tomada de decisões, pois os alertas são priorizados e contextualizados;
- Redução de falsos positivos: O comportamento das redes e do ambiente acaba sendo compreendido pela XDR, o que diminui a quantidade de alertas desnecessários;
- Expansão do escopo: O limite do escopo é expandido para poder comportar novas redes, a nuvem e outras áreas de infraestrutura necessárias;
Com todos esses diferenciais, a XDR não revoluciona apenas a proteção de dados e a resiliência digital, ela também traz junto de si uma variedade de vantagens para a sua empresa.
Principais vantagens da implementação da XDR:
A seguir destacaremos as principais vantagens de se implementar a XDR em sua organização.
- Visibilidade consolidada de ameaças: A XDR fornece dados anônimos e visibilidade total das informações da rede, como por exemplo detalhes sobre as permissões de acesso, o que ajuda a detectar e resolver os ataques de maneira rápida;
- Capacidade de prevenção aprimorada: Por ser um sistema adaptável e personalizado, fornece uma capacidade de proteção aprimorada e orientações para evitar possíveis ataques;
- Resposta efetiva: A coleta e análise dos dados ajudam a equipe de segurança descobrir o que causou a invasão, aumentando as chances de encontrar quem a provocou, além disso, esses dados são usados também para fortalecer suas defesas;
- Maior controle: O sistema tem a capacidade de controlar os acessos e as ações realizadas nos sistemas;
- Produtividade aprimorada: Por conta de agora tudo estar unificado, fica mais fácil de gerenciar as redes e de reduzir a quantidade de interfaces, o que ajuda a manter a segurança e a aumentar sua precisão;
- Restaura hosts após um comprometimento: A XDR ajuda as equipes a se recuperarem de forma rápida e consegue restaurar arquivos utilizando os dados que foram colhidos, ou seja, diminui os danos causados por ataques.
A transformação digital trouxe diversos benefícios e malefícios, cabe a você aproveitar esses benefícios e controlar até onde o perigo pode chegar e a XDR pode te auxiliar nesse processo. Ao implementar esse modelo, sua organização, ganha não apenas mais proteção, mas também agilidade, garantido a não proliferação dos riscos e a sua resiliência digital, de uma maneira inovadora, moderna e eficiente.
Em um cenário onde o tempo de reação define o impacto de um ataque, sua empresa pode se dar ao luxo de continuar vulnerável?
O momento é agora! Investir na XDR, não é apenas investir em mais uma plataforma, é investir na segurança da sua empresa e na certeza de que ela nunca precisará parar. Adotar a XDR, é mais que uma escolha, é uma decisão estratégica que irá mudar o rumo da sua organização.



Comments are closed