O e-mail faz parte da nossa vida: é prático, rápido e todo mundo usa. Resolvemos de tudo com ele, desde assuntos pessoais até grandes negociações entre empresas. Mas o e-mail também é a principal porta de entrada para tentativas de invasões por hackers. Essa preferência acontece porque grande parte dos usuários costuma confiar no sistema e não conferir qual a real origem da mensagem e é aí, que o ataque acontece.
Aqui vão 3 razões para que você veja por que investir em segurança de e-mails é importante:
-
Os ataques estão ficando cada vez mais sofisticados
Conforme os recursos antispam foram se modernizando e os usuários ficando mais atentos, os ataques foram aperfeiçoados.
Hoje temos golpes como o BEC (Business Email Compromise), Ransomwares, malwares de dia zero que passam facilmente pela falta de recursos da maioria das ferramentas nativas de proteção, que somente identificam, por exemplo, envio de e-mails em massa.
-
Previne vazamento de dados e ajuda na conformidade da LGPD
Recentemente vimos o caso da Lojas Renner que teve seus dados “sequestrados”. Além da dor de cabeça para recuperar os dados, ainda foram notificados pelo Procon sobre o vazamento de dados dos clientes, descumprindo assim a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que exige que todas as empresas que coletam dados sensíveis de seus clientes estejam protegidos.
E quem pensa que esse tipo de situação afeta apenas empresas de grande porte está enganado: diariamente, centenas de empresas de médio e pequeno porte sofrem ataques de criminosos, os quais agora reconhecem o valor dos dados de qualquer empresa.
Para que sua empresa não tenha prejuízos financeiros ou até prejuízos na reputação da marca, investir em ferramentas de seguranças que detectam ameaças é muito importante.
-
O e-mail é o queridinho dos cibercriminosos
Hackers tentam obter acesso à rede diariamente, aproveitando as infinitas possibilidades criadas pela troca de bilhões de e-mails todos os dias no mundo. Além disso, por ser uma ferramenta utilizada no dia a dia, grande parte dos usuários não tem o costume de checar a veracidade da mensagem.
E-mails maliciosos disfarçados, com assuntos rotineiros como “atualização de dados do cartão”, “boletos bancários” ficam cada vez mais sofisticados e não levantam suspeitas. Um simples clique pode colocar sua empresa em risco e servir de porta de entrada para que criminosos tenham acesso a informações valiosas.
Para evitar que sua empresa corra esse risco, é importante investir na educação dos colaboradores sobre o uso seguro do e-mail, além de investir em ferramentas que identifiquem e previnam qualquer ameaça ou tentativa de invasão. Devemos encarar essa medida não como custo, mas sim como investimento, considerando a importância dos dados em questão. A Netconsulting é especialista em soluções de segurança e tem a melhor solução para proteger sua empresa.