Ransomware é um tipo de vírus que criptografa arquivos de um computador e exige um pagamento para que seja possível decifrá-los. Ele pode ser instalado em um computador através de e-mails maliciosos que contêm anexos ou links para sites infectados, downloads de software maliciosos e sites de download pirata. Uma vez instalado, o ransomware criptografará vários tipos de arquivos, incluindo documentos, imagens, vídeos e arquivos de áudio. Seus arquivos serão inacessíveis até que você pague um resgate para obter a chave de descriptografia. Você deve evitar pagar qualquer resgate, pois isso não garantirá que seus arquivos sejam descriptografados. Em vez disso, você deve usar um programa de remoção de ransomware para tentar descriptografar seus arquivos e excluir o vírus.
E como funciona?
Após ser infectado, o Ransomware usará um algoritmo para criptografar seus arquivos. Esses algoritmos podem ser extremamente complexos e às vezes exigem que um programador especialista os decifre. Uma vez que seus arquivos estão criptografados, um pop-up será exibido na tela que informará ao usuário que seus arquivos foram criptografados e que ele deve pagar um resgate para os descriptografar. O resgate geralmente é cobrado em moedas de criptografia, como Bitcoin, e deve ser enviado para uma carteira de criptografia específica. Se o pagamento não for feito dentro de um determinado período de tempo, os arquivos podem ser excluídos permanentemente. Alguns ransomware também exigem que o usuário instale um programa específico para descriptografar seus arquivos, o que pode ser muito perigoso, pois pode permitir que outros vírus sejam instalados no computador.
Dicas para evitar um ataque Ransomware:
– Use um software de segurança confiável e mantenha-o atualizado;
– Evite abrir e-mails de remetentes desconhecidos, especialmente se eles contiverem anexos ou links para sites suspeitos;
– Evite baixar e instalar software de sites de terceiros ou de download;
– Certifique-se de que seu software de firewall esteja ativo;
– Faça backup regulares de seus arquivos.
Alguns tipos de ataques ransomwares mais conhecidos:
WannaCry: O WannaCry é um ransomware que se espalhou rapidamente pela internet em maio de 2017. Ele se espalha através de uma vulnerabilidade no protocolo SMB do Windows e criptografa os arquivos de um computador. Ele exige um pagamento de resgate de US $ 300 em bitcoins para descriptografar os arquivos. O WannaCry afetou mais de 230.000 computadores em mais de 150 países e causou danos estimados em mais de US $ 4 bilhões.
Petya/NotPetya: O Petya/NotPetya é um ransomware que se espalha através de uma vulnerabilidade no software de gerenciamento de boot do Windows. Ele criptografa o disco rígido de um computador e exige um pagamento de resgate de US $ 300 em bitcoins para descriptografar os arquivos. O Petya/NotPetya afetou mais de 10.000 computadores em mais de 65 países e causou danos estimados em mais de US $ 1 bilhão.
Locky: O Locky é um ransomware que se espalha através de e-mails maliciosos que contêm anexos ou links para sites infectados. Ele criptografa os arquivos de um computador e exige um pagamento de resgate de US $ 400 em bitcoins para descriptografar os arquivos. O Locky afetou mais de 10.000 computadores em mais de 100 países e causou danos estimados em mais de US $ 100 milhões.
Ter uma empresa parceira especializada em segurança da informação é importante para garantir a tranquilidade da operação, pois ela pode garantir monitoramento contínuo do ambiente, prevendo ameaças de invasões e
A Netconsulting é uma empresa referência em cibersegurança com profissionais altamente qualificados para garantir segurança e tranquilidade para seus clientes. A Netconsulting tem como parceiros de tecnologia os principais fabricantes oferecendo assim a máxima qualidade em seus produtos e serviços.
Fale com a equipe da Netconsulting e veja como garantir segurança para a sua empresa.