5 dicas para melhorar a segurança do e-mail

Sabemos que o e-mail ainda é uma ferramenta muito utilizada, o que acaba o tornando o alvo preferido para tentativas de invasões.  

Com o aumento de golpes via e-mail, as soluções de segurança têm se preocupado em não somente identificar quando há uma invasão, mas também em prevenir antes que ela aconteça.  

Algumas atitudes podem ajudar a melhorar a segurança dos e-mails em sua empresa, além do investimento em tecnologia. Aqui vão algumas dicas: 

1.POLÍTICAS DE SEGURANÇA 

Adotar políticas claras de segurança é uma etapa importante para evitar problemas com invasões e vazamentos de informações. Com o aumento do uso de dispositivos móveis e nuvem, é necessário definir políticas sobre o uso do e-mail corporativo.  

2.EDUCAÇÃO 

Educar os colaboradores da empresa é o primeiro passo para garantir mais segurança. Muitas vezes as invasões acontecem por falhas humanas como: clicar em links de e-mails maliciosos ou passar dados confidenciais por e-mail. Então investir em conteúdo educativo, informar sobre as boas práticas de segurança, são ações que devem ser prioritárias na empresa.  

3. USO DE SENHAS FORTES 

Sim, temos inúmeras senhas para decorar no nosso dia a dia, o que pode nos tornar um tanto preguiçosos para criar uma senha mais complexa, pois o risco de esquecer é alto. Porém, quanto mais forte a senha, menores são os riscos de invasões.  

4. ADOTAR O MFA 

O MFA (Multi-Factor Authentication) é um método que consiste na confirmação de acesso em mais de uma credencial. Este método dificulta a entrada de invasores. Porém, não se deve contar somente com ela.  

5. INVESTIR EM SOLUÇÕES DE PREVENÇÃO  

As soluções de segurança estão se atualizando a cada ano, com novas funções. Hoje, não temos somente um antivírus, que identifica a invasão somente quando ela acontece, mas sim soluções que podem prever a tentativa de invasões e impedir que elas aconteçam. Além disso, não é preciso um grande investimento para adquirir estas soluções, temos inclusive o modelo de assinatura, para pequenas empresas e profissionais liberais que precisam de mais proteção.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *